A Doutrina do Choque (documentário, 2009)

The Shock Doctrine DVDA doutrina do choque (The Shock Doctrine) é um documentário de 2009, baseado no livro homônimo da autora e ativista canadense Naomi Klein, publicado em 2007. A tese principal da autora é que a imposição de regimes econômicos neoliberais são precedidas de um estado de choque coletivo, como se o desastre fosse um grande véu.

Klein explica logo no início do documentário o conceito que utiliza para fazer sua análise: “O estado de choque não é apenas o que acontece conosco quando acontece algo ruim. É o que acontece quando perdemos nossa narrativa, quando perdemos nossa história, quando ficamos desorientados. O que nos matem orientados, fora de choque, é a nossa história.” Estudos da década de 50 financiados pelos militares mostram que a terapia de choque (tortura) diminui a capacidade de raciocínio, causa apatia e abaixa a resistência individual, fazendo a personalidade da pessoa regredir. Tal experimento serviu para uma aplicação em larga escala durante guerras, crises e desastres naturais. Com que objetivo? Privatizar e desregulamentar bens públicos sob a doutrina econômica da Escola de Chicago, o neoliberalismo. Milton Friedman, principal intelectual da Escola de Chicago, é figura marcante para a concepção e a divulgação dessa doutrina, sendo alvo de duras críticas de Naomi Klein.

O documentário mostra a implantação do neoliberalismo ao redor do mundo, desmontando o mito de que o mercado livre anda de mãos dadas com a democracia e a liberdade. Liberdade entre pode escolher passar fome ou quase ser escravizado, ficar pulando de empregos precários? O primeiro exemplo a ser dado é do Chile. O país latino-americano foi o laboratório do neoliberalismo, experiência bem sucedida para os chicago boys e Pinochet após o golpe militar de 1973. Depois do Chile veio a Argentina, junto com Ronald Reagan nos EUA e Margaret Tatcher na Inglaterra. O filme mostra que essa doutrina econômica  produziu desempregos em massa, aumentou a desigualdade social, concentrou ainda mais o capital nas mãos de corporações transnacionais, desmontou formas de resistências populares e operárias, assim como enfraqueceu o Estado.

“[É] a pilhagem sistemática da esfera pública depois de um desastre. Quando as pessoas estão muito centradas na emergência, em suas preocupações diárias, para proteger seus interesses.” É assim que a autora defina a prática da doutrina do choque. Isso fica assombrosamente claro quando o documentário mostra que depois de um tsunami no Sri Lanka, os moradores do litoral atingido não podiam voltar pra suas casas, pois o terreno seria vendido para a construção de hotéis luxuosos, ou quando praticamente toda a infraestrutura do Iraque foi privatizada depois da invasão dos EUA.

The Shock Doctrine é um documentário não tão comentado, ficando na sombra das produções de Michael Moore, mas essencial para quem deseja conhecer as relações de poder entre bancos e corporações, as causas dos desempregos em massa, assim como a triste história das pessoas que foram, e são, jogadas pra baixo da linha da pobreza.

Anúncios
Esse post foi publicado em Documentário, Filmes e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A Doutrina do Choque (documentário, 2009)

  1. Pingback: A doutrina do choque (2009) – documentário | Resenhar Experientia

  2. Ricardo Loureiro Junger disse:

    Acredito que assistir e continuar a assistir de Naomi Klein, o fabuloso “A Doutrina do Choque”, hoje ainda mais atual para este País, com o Neoliberalismo (Ditadura do Mercado) voltando ao palco de completo domínio do Brasil, em que estamos regredindo a Europa de hoje…A Grécia!…

    A Doutrina econômica, ideologia que vigorou desde Collor até o governo FHC em seus fundamentos basilares, que quebrou e ao mundo Ocidental mais desenvolvido na Crise de 2008(!), exposta às vísceras em Documentários como Este!
    Que precisa ser refletido e posicionado na vida real, hoje(!) do Brasil!

    É a ideologia, a doutrina da concentração de riqueza,(Pikety) , de um mundo como veio a estar, 1% dos habitantes da terra detendo mais bens que os 99% restantes…Os 99% < 1%.

    Concluo pragmaticamente, entre outros, que incluam em suas incursões de conhecimento,
    um Documentário da TV Pública Espanhola, ao que consta :"A Ordem Criminosa do Mundo".

    De 2007, um ano antes do Apogeu de Crise do Sistema de Governança Capitalista NEOLIBERAL eclodir.
    Com os célebres intelectuais,o colaborador da ONU e acadêmico francês Jean Ziegler e o escritor entre muitos outros, de O Livro dos Abraços e Veias Abertas da América Latina, o nosso maravilhoso, utópico e íntegro e honesto intelectual maior, Eduardo Galeano!

    A Ordem Criminosa do Mundo / El Orden Criminal del Mundo

    Agradeço muito esta preocupação intelectual e por dividir o conhecimento com todos, parabéns! As vezes me pergunto como encontrar um amigo que duam como vcs.Vlw!

    Colaboro aqui com um artigo de Carta Maior, e peço que escrevam sobre este Documentário e se quiserem, atualizem A Doutrina do Choque, sugiro mirem a política econômicas, projetos de leis de senador e deputados, e o próprio governo, este que enfim cedeu completamente…

    .http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/A-ordem-criminosa-do-mundo/6/18486

    http://jornalggn.com.br/noticia/a-doutrina-do-choque-de-naomi-klein

    Ricardo Loureiro Junger
    Serra-ES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s